fonte: R7
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), e o secretário municipal de Saúde Carlos Eduardo de Mattos, acompanharam, na manhã deste sábado (4), a segunda etapa do mutirão de cirurgias. O projeto tem objetivo de reduzir as filas de cirurgia do município. Segundo a prefeitura, a meta deste fim de semana é realizar cerca de 80 cirurgias. Nove hospitais participam do mutirão hoje e amanhã.
Uma das unidades que participam do mutirão é o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, zona norte, que recebeu a visita de Crivella e Mattos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, este é o único centro de referência credenciado pelo Ministério da Saúde para cirurgia de lábio leporino e fissura palatal no Estado. Cerca de 20 cirurgias devem ser realizadas na unidade, que é especializada em pediatria.
Ainda de acordo com a pasta, no Cefil (Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais), a criança recebe tratamento integral desde que sai da maternidade até o final da adolescência com tratamento de ortodontia, fonoaudiologia, psicologia, cirurgia plástica, entre outras especialidades.
Segundo a prefeitura, cerca de 7 mil pessoas aguardam para fazer cirurgias nas filas da rede municipal. Com o mutirão, a prefeitura diz acreditar que haverá resolução de casos e novas vagas poderão ser abertas.